Aline Navarro, brasileira natural do ABC Paulista, decidiu transformar uma trajetória de décadas no turismo e marketing em um novo empreendimento na Europa.
Após 18 anos vivendo na Espanha, ela fundou o VLC Tours Valencasa, uma agência localizada em Valência voltada exclusivamente para o atendimento de turistas brasileiros. Aline aposta em roteiros privativos, adaptáveis ao perfil do visitante, com foco no conforto e na exclusividade.
A proposta nasceu após um processo de transição de carreira, redescobrindo a paixão pelo turismo e respondendo à demanda por serviços personalizados e legalizados no setor de receptivo europeu.
“Eu tive um momento de parar e pensar: ‘não quero mais trabalhar com marketing’. Foi aí que decidi voltar a ver as possibilidades de fazer a homologação dos meus estudos de turismo aqui”, conta a empreendedora Aline Navarro.

Leia mais: Como é empreender nos Estados Unidos? Layla Portela conta sua experiência na área contábil
+ De publicitária a empreendedora: como Gabriela Rapuano criou um negócio de casamentos na Itália
Mudança para a Espanha e adaptação profissional
Formada em Turismo, Aline deixou o Brasil em função de um relacionamento e se estabeleceu em Valência. No entanto, os desafios da revalidação de seu diploma a afastaram temporariamente da área. Ela migrou para o marketing digital e eventos.
Foi apenas após anos de atuação nesse novo setor que ela decidiu retomar sua vocação original. Para isso, passou por um rigoroso processo de homologação profissional, semelhante a uma prova da OAB, exigido para atuar legalmente como guia de turismo na Espanha.
“Fiquei mais de dois anos para conseguir essa validação”, desabafa a empreendedora. Vale destacar que a certificação foi conquistada em outubro de 2024, marcando o início da nova fase como empreendedora no turismo receptivo.
Criação da marca e conexão com a comunidade brasileira
Com a habilitação em mãos, Aline criou a marca VLC Tours Valencasa — um trocadilho que remete à sigla VLC (código do aeroporto de Valência) e à expressão brasileira “vai lá em casa”.
O objetivo da empresa é oferecer uma experiência acolhedora e personalizada para turistas brasileiros que visitam a região. “O nome ‘Valencasa’ veio da ideia de acolhimento: quero que o turista se sinta como se estivesse me visitando em casa”, aponta Aline.
A fundadora da associação cultural Casa do Brasil Valência, Aline já era uma figura conhecida entre os brasileiros residentes na Comunidade Valenciana. Sua atuação anterior como produtora cultural e conselheira da mesa de cultura do consulado brasileiro em Barcelona também fortaleceu sua rede de contatos, facilitando a divulgação do novo negócio.
“Eu sou meio pé na produção, pé no turismo. E acho que as duas coisas andam juntas”, resume Aline Navarro.
Veja também: Glincast: conheça as histórias de empreendedores brasileiros no mercado internacional
+ Empreender nos EUA: a trajetória de Rogério Giannini à frente da MCA Transportation
Turismo receptivo com diferenciais legais e personalizados

O diferencial do serviço oferecido por Aline está na legalidade e na personalização. Em muitos destinos da Europa, é comum encontrar guias atuando sem habilitação, o que pode gerar multas e até perda de passeios para turistas. Com a certificação oficial, ela oferece segurança jurídica tanto para grupos quanto para operadoras.
“Tem muita gente que oferece serviços de turismo aqui na Espanha, mas nem todo mundo está habilitado. O que eu fiz foi montar um receptivo 100% legalizado para atender brasileiros. É o que a gente chama de guia de turismo oficial. Isso traz mais segurança para o turista”, defende a empreendedora.
Assim, a proposta do VLC Tours Valencasa é atender brasileiros com roteiros customizados, que vão além das atrações tradicionais. Aline explica melhor: “quero oferecer roteiros adaptados, mais privativos. Hoje em dia, ninguém quer mais fazer tudo em grupo grande, tudo engessado”.
É importante lembrar que Valência, terceira maior cidade da Espanha, oferece cultura histórica, gastronomia, praias e turismo de natureza. Mesmo com esses atrativos, a cidade ainda fica de fora de grande parte dos roteiros turísticos, o que é um obstáculo para Aline Navarro. “O meu desafio agora é entender o que o brasileiro quer conhecer aqui na região. Porque muita gente só vai para Madrid, Barcelona e Sevilha. E a Espanha é muito mais que isso.”
Estratégia de crescimento e parcerias internacionais
Para expandir sua atuação, Aline aposta na articulação com agências e operadoras no Brasil e em outros países da Europa. Ela participou recentemente da Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), onde firmou parcerias com agentes de destinos como Madrid e Barcelona.
Aline também recebeu demanda para atendimento de grupos corporativos. Um exemplo disso é que ela foi contratada para a recepção e o roteiro turístico de um grupo de 90 profissionais da área jurídica brasileira que participaram de um curso na cidade. Essa atuação sinaliza um novo nicho para a empresa: o turismo corporativo.
Saiba também: Empreendedor internacional: conheça a trajetória de Ketlen Gomes, que realiza o sonho de brasileiros que querem se casar no exterior
+ De jornalista no Brasil a empreendedor nos EUA: conheça a trajetória do fundador da Wonder Orlando
Experiência em marketing fortalece atuação empreendedora

A experiência adquirida no marketing é um dos pilares da atuação de Aline. Desde o branding da marca até a identidade visual — que inclui a flor de laranjeira, símbolo regional de Valência — tudo foi desenvolvido com estratégia.
“A bagagem do marketing me ajudou com tudo: desde a criação da marca até entender onde está meu público objetivo. Passei meses criando o projeto, pensando no nome, na identidade da marca”, revela a empreendedora.
Sua presença online está crescendo, embora a empreendedora mantenha uma comunicação mais direta e personalizada, preferindo canais como LinkedIn e contatos profissionais.
Além disso, Aline reconhece o perfil do consumidor brasileiro no exterior, que valoriza parcelamentos e experiências sob medida. “Aqui na Europa tudo é à vista. E o brasileiro precisa parcelar para viver. Isso afeta até quem quer contratar um serviço de turismo”, avalia a empreendedora.
Considerando essa diferença nos meios de pagamento, ela busca soluções para tornar seus serviços mais acessíveis, inclusive por meio de parcerias com plataformas que facilitam pagamentos internacionais, como exemplo, a Glin.
Planos para o futuro e fortalecimento de Valência como destino
A curto prazo, o foco está na adaptação e estruturação dos serviços. Mas Aline já vislumbra novos caminhos: pretende atuar também como planejadora de roteiros integrados, que envolvam outras cidades da Europa além de Valência.
Aline esclarece melhor a estratégia: “as parcerias com outros guias e agentes brasileiros na Europa são fundamentais. O público é o mesmo. A diferença está em como você entrega.”
Ainda pensando em expandir o seu negócio, ela trabalha no desenvolvimento de um blog voltado a viajantes brasileiros, com dicas e sugestões personalizadas.
Outra frente é a promoção ativa de Valência como destino turístico. Aline planeja visitas a operadoras no Brasil, com o objetivo de divulgar a cidade e estreitar laços com o trade turístico.
Dicas para brasileiros que querem empreender no exterior
Com uma trajetória marcada por recomeços e desafios, Aline destaca dois pontos fundamentais para quem deseja empreender fora do Brasil: regularização e inserção local. Segundo ela, atuar de forma legal e viver de fato o país onde se empreende são fatores essenciais para o sucesso e a credibilidade no mercado internacional.
Ela também reforça a importância do tempo: “Se você é uma mulher que quer empreender, não tenha medo. Vai chegar a sua hora”, afirma.
A Glin é uma plataforma de pagamentos internacionais especializada em conectar empresas no exterior a clientes brasileiros. Oferece soluções como PIX e cartão de crédito (parcelado em até 12x), garantindo taxas competitivas, suporte completo e agilidade com dinheiro disponível no dia seguinte. É ideal para negócios que buscam simplicidade e eficiência no mercado global. Conheça melhor a Glin!