A comunidade de personal shoppers nos Estados Unidos tem crescido a cada dia e a atividade vem se consolidando como a preferida de muitas mulheres que foram viver o sonho americano.
A flexibilidade da profissão é um dos grandes atrativos. Você faz seu próprio horário e consegue conciliar todas as suas outras atividades com a profissão.
Como personal shopper você atende pessoas no Brasil procurando economizar no varejo americano, turistas buscando comodidade na sua viagem e até futuros papais buscando ajuda para montar seu primeiro enxoval, o que abre diversas oportunidades para quem quer empreender no ramo.
A variedade de serviços que podem ser oferecidos também é grande. Nesse artigo, eu descrevo os principais serviços que você pode oferecer como personal shopper nos Estados Unidos e entender melhor o potencial que seu negócio pode ter. Vamos lá?
Redirecionamento
O redirecionamento de compras é um dos serviços mais comuns oferecidos por personal shoppers nos Estados Unidos.
Ele começa com o cliente no Brasil fazendo as compras em um site americano e solicitando a entrega na sua casa ou armazém. Quando a mercadoria chega, você armazena os produtos e o comprador pede o envio das coisas para o Brasil quando achar mais conveniente.
É uma atividade que não consome muito do seu tempo, pois quem realiza a maior parte do processo é o próprio usuário que está no Brasil.
Uma dica para facilitar a sua vida é ter um sistema para ajudar no gerenciamento de todo processo.
Grupos de compras
O grupo de compras é um dos serviços favoritos por gerar alto volume de vendas em pouco tempo.
Como funciona: você escolhe a loja para fazer as compras e junta vários clientes em um grupo do Telegram ou Whatsapp. Você vai à loja, tira fotos dos produtos e manda as fotos nesses grupos. Seus clientes escolhem o que querem e fecham os pedidos. Depois de fechados, você compra tudo e envia a cobrança.
Apesar de ser bem rentável, é um serviço que demanda muito de personal shoppers, pois à medida que o número de pessoas aumenta fica complicado atender todo mundo. A boa notícia é que já existem vários sistemas para personal shoppers no mercado que ajudam a organizar esse processo.
Compra assistida
Não faltam motivos para clientes no Brasil não consigam comprar diretamenteo em sites americanos. Dificuldade com a língua, bloqueios para usuários brasileiros e a falta de cartão de crédito internacional tornam uma missão quase impossível para brasileiros comprarem nos sites americanos.
A compra assistida resolve esse problema: você fica responsável por adquirir o item que o usuário deseja.
Esse serviço também pode ser oferecido para turistas que não querem perder tempo indo em lojas durante suas viagens. Nesse caso, ao invés de mandar para o Brasil, o personal entrega os produtos pessoalmente para o cliente. Para atender esse tipo de público, é mais fácil estar em grandes regiões turísticas como a Flórida
Consultoria em enxoval
Fazer o enxoval nos Estados Unidos caiu no gosto dos brasileiros e muitos recorrem às personal shoppers na hora de realizar o seu.
A primeira fase da consultoria é uma reunião com os pais para entender o perfil do casal e o que estão buscando. Depois vem a parte do planejamento do que será comprado e por fim a compra dos itens em diversas lojas.
Existe a assessoria remota e a presencial, onde nessa última, os pais participam das compras. Outra variação é quando os clientes não vão à loja com você, mas coletam os itens pessoalmente durante uma viagem.
Serviços auxiliares
Outra forma de rentabilizar o seu negócio é oferecer serviços adicionais na hora de receber os produtos e enviar as caixas dos seus clientes.
Apesar dos valores praticados não serem tão altos, a lista a seguir contém exemplos do que você pode fazer e cobrar do seu cliente:
- Teste em eletrônicos: muitos têm receio de comprar eletrônicos nos Estados Unidos por medo de avarias nos produtos. Uma forma de reduzir essa insegurança é realizar testes desses itens assim que chegam na sua casa.
- Dias de armazenamento: quando você recebe uma caixa na sua casa ou warehouse é comum dar alguns dias de armazenamento gratuito, porém, a partir de um determinado período, você deve cobrar uma taxa para ficar com os produtos guardados com você.
- Descarte de etiquetas e invoices: ao preparar os envios, é comum os clientes pedirem para retirar etiquetas e invoices dos produtos.
- Reforço da caixa: a caixa é o item com muitas oportunidades para serviços adicionais. Caixas com parede dupla, fita reforçada, plástico bolha estão entre os adicionais mais requisitados por clientes que querem aumentar a segurança física dos produtos dentro das caixas.
- Arrumação de malas: Alguns clientes de compra assistida, redirecionamento e mesmo da consultoria em enxoval, optam por retirar suas compras presencialmente durante uma viagem. Para esse público é possível oferecer o serviço de arrumação de mala. Nesse serviço você fica responsável por montar e organizar a mala daquele cliente que não quer ter preocupação com isso.
As possibilidades que você tem para fazer dinheiro como personal shopper são diversas. É por isso que a profissão tem crescido a cada dia e é uma excelente opção para quem quer flexibilidade na sua vida.