Você mora nos Estados Unidos, mas ainda tem dificuldade com o inglês?
É comum ouvir relatos de parceiros nossos que, mesmo morando há vários anos nos Estados Unidos, ainda têm dificuldade em sair do básico. Vergonha, medo de se arriscar, falta de interação com americanos e mesmo falta de base inicial são alguns dos motivos mais citados quando pergunto o porquê da dificuldade.
Pensando nesse problema, resolvi escrever esse artigo para listar algumas plataformas digitais que podem ser transformadoras para o seu inglês. Eu mesmo já usei algumas dessas plataformas e meu inglês melhorou muito.
Agora sem mais enrolações, vamos ao que interessa!
Quais são os tipos de plataforma para se estudar inglês?
Quando o assunto é estudar Inglês, existem muitas opções.
Aplicativos focados em conversação, que conectam você com nativos da língua, aplicativos voltados a pronúncia que utilizam inteligência artificial para ouvir o que você fala e sugerir melhorias e por fim, aplicativos com mais cara de curso mesmo que possuem sequências de exercícios interativos para você avançar no seu aprendizado.
Uma dica inicial é encontrar o formato que você acha mais agradável para praticar.
Apps de conversação
Entre os aplicativos mais comuns de conversação estão o HelloTalk, Cambly e o Tandem, todos eles têm como objetivo conectar você com nativos da língua inglesa para oferecer uma experiência de conversação entre pessoas.
O HelloTalk e o Tandem tem uma pegada de conectar pessoas que querem fazer amizade e aprender uma nova língua. Já o Cambly tem mais cara de plataforma de aprendizado, onde você se conecta com um professor.
HelloTalk
O Chat do HelloTalk é bem completo, com suporte de texto, imagem e vídeo. As chamadas de voz e de vídeo são gratuitas e ele está disponível para Android e IOS, sendo uma plataforma de mensagem, tal como o WhatsApp.
Outro diferencial é sua ferramenta de tradução, que conta com correção de textos, e que pode ser feita por reconhecimento de voz, o que torna a comunicação entre duas pessoas que estão aprendendo outras línguas mais fácil.
Tandem
O Tandem aposta em uma interface mais moderna. Nele você pode definir tópicos e preferências de assuntos e ele funciona mais como uma rede social. Você pode iniciar um bate papo com pessoas conhecidas ou com pessoas do outro lado do mundo.
Também se encontra disponível para Android e IOS.
Cambly
O Cambly é uma plataforma de aprendizado de inglês online que conecta alunos com tutores nativos de língua de todo o mundo.
Com o Cambly, os alunos podem praticar suas habilidades em inglês por meio de conversas em vídeo e áudio um a um com tutores. A plataforma oferece agendamento flexível e uma variedade de tópicos para escolher.
Aplicativos para pronúncia
Esses aplicativos funcionam da seguinte maneira: você grava uma frase em inglês e o sistema corrige os pontos necessários para melhorar sua pronúncia e envia algumas dicas que podem te ajudar.
Ele funciona apenas na língua que você deseja aprender, os aplicativos mais populares dessa categoria são:
Speechling
O Speechling faz a correção da pronúncia através de professores nativos. Você recebe uma frase em inglês gravada por um dublador profissional, grava essa mesma frase e manda para o professor que irá corrigir sua pronúncia, entonação, ritmo e gramática.
O aplicativo foi desenvolvido por estudantes da Ivy League e funcionários da empresa Google com o objetivo de ensinar um inglês que seja nível de um falante nativo para estrangeiros.
Ele está disponível para funcionar qualquer dia da semana em qualquer horário. Sua tecnologia é programada para que os alunos tenham acesso a inúmeras frases em milhares de entonações e vozes diferentes.
Elsa
Ao contrário da Speechling, a Elsa usa a inteligência artificial apoiada pelo Google para corrigir a pronúncia dos alunos. O aplicativo fornece comentários instantâneos sobre a pronúncia, vocabulário e gramática.
Nele estão disponíveis mais de 6.000 exercícios e 120 tópicos para aprendizagem personalizada.
Rosetta Stone
Esse aplicativo também avalia sua pronúncia e conta com 31 cursos de idioma grátis, com tecnologias de reconhecimento de voz. Também está disponível para Android e IOS.
Ele visa um aprendizado sem necessidade de traduções, por isso seu programa de ensino utiliza imagens, texto, som e vídeos. O aluno também recebe uma avaliação de entendimento da língua.
Interativos e de curta duração
A próxima categoria conta com sites e aplicativos que ensinam idiomas através de exercícios curtos e interativos. A maioria é grátis e os aplicativos têm uma interface bem intuitiva, como se fosse um jogo, o que faz com que o usuário se prenda mais aos exercícios.
Encontram-se disponíveis para Android e IOS.
Babbel
O Babbel tem seu foco em aulas de 15 minutos para que os usuários possam estudar a qualquer momento. Tem diversos tipos de aulas e exercícios disponíveis no site e no aplicativo.
Ele também introduz algumas palavras por dias ao aluno e permite que ele escolha o nível que deseja estudar naquele dia, prometendo ensinar inglês no menor tempo possível.
Busuu
Com 12 cursos de idioma diferentes, a plataforma foca nas quatro principais habilidades linguísticas: escrita, leitura, compreensão oral e fala.
O aplicativo é grátis e também está disponível para Android e IOS. Alguns recursos extras exclusivos podem ser comprados dentro do aplicativo, e o site também tem certificados oficiais da instituição americana McGraw-Hill.
Outra função existente é a possibilidade de baixar as aulas para assistir quando estiver offline.
Duolingo
Sendo um dos aplicativos mais famosos do Brasil para aprender inglês, o Duolingo funciona no formato de um jogo. As aulas e exercícios são como níveis e conforme você termina as lições, vai avançando de nível e a dificuldade aumenta.
Também há desafios que te recompensam com cristais e troféus que você pode usar para fazer compras no jogo. Está disponível para Android, IOS e Google Chrome, sendo muito comum em escolas já que a dinâmica da plataforma desperta o interesse nos alunos.
Englishcentral
Entre seus diferenciais estão aulas com professores particulares ao vivo, a Mimi, que é uma espécie de mascote virtual que conversa com os alunos e os vídeos de diferentes situações apresentado aos alunos no intuito de ensinar novas palavras.
O aplicativo está disponível para Android e IOS, contando com uma avaliação de 4,8 no App Store. Suas aulas são dinâmicas e criativas e com métodos únicos de aprendizagem.
Engoo
Seguindo a linha do Babbel, a Engoo disponibiliza aulas de 25 minutos aos alunos todos os dias, fazendo com que se mantenha uma frequência de aprendizagem. As aulas são particulares e ao vivo, contando com mais de 10.000 professores de 115 países.
Também disponibilizam mais de 9.000 materiais de estudo para que os alunos pratiquem mesmo quando não estiverem em aula.
A plataforma conta ainda com o Daily News, uma espécie de jornal disponível no site.
Lingoda
Esse site disponibiliza aulas de 60 minutos todos os dias da semana, no horário que o aluno necessitar. As aulas são via Zoom com professores experientes e nativos da língua.
Há professores para todos os tipos de inglês, do iniciante ao avançado e as aulas podem ser feitas em grupos de até 5 pessoas ou individualmente. Diversos materiais de estudo também são disponibilizados na plataforma. Os 7 primeiros dias são gratuitos, e, após esse período, é solicitado pagamento para continuar tendo acesso às aulas.
Está pronto para os estudos?
As opções são diversas, eu recomendo que você escolha apenas um ou dois desses para praticar e melhorar o seu inglês.
Eu já usei, por exemplo, o Elsa e o Cambly para praticar o inglês e meu inglês melhorou muito. O segredo é ter uma frequência, então não queira abraçar o mundo de uma vez, reserve de 10 a 30 minutos por dia e pratique todo dia, você verá que depois de uns 2 – 3 meses o seu nível já será outro.
Se esse conteúdo ajudou você, compartilhei com mais gente para ajudar outras pessoas a melhorar o nível do inglês.